quarta-feira, 4 de abril de 2007

Linchamentos: ponto de situação


Como é habitual às quarta-feiras, a equipa da UDS esteve reunida, prosseguindo o seu trabalho de pesquisa sobre linchamentos na periferia da cidade de Maputo.
A nossa hipótese de trabalho é a seguinte: os linchamentos não são uma manifestação de desordem, mas, antes, um protesto contra ela.
Entretanto, após a discussão de uma segunda versão de um trabalho preliminar feito por Teles Huo e Valerito Pachinuapa, surgiu o reparo de que os linchamentos não são específicos da cidade de Maputo.
Com efeito, existe o registo de casos rurais.
Por exemplo, entre Junho de 2002 e Maio de 2003 sete leões provocaram pânico generalizado durante vários meses no distrito de Muidumbe, província de Cabo Delgado, com uma população de cerca de 63.000 pessoas. Comeram 46 pessoas e feriram outras seis. Impotentes, habitantes enfurecidos deram então curso à catarse, espécie de rito de purificação social total, linchando 18 dos seus compatriotas, acusados de participarem no comando dos leões.
Por outro lado, entre 2001 e 2002, moradores dos bairros costeiros de Nampula acreditaram que o Governo os estava a matar introduzindo deliberadamente a cólera através do cloro. Esta crença também deu origem a convulsões sociais e a linchamentos.
Assim, ainda que mantendo a linha central de pesquisa (linchamentos na periferia da cidade de Maputo), a nossa eqauipa vai tomar em consideração os linchamentos a que chamaremos, por agora, rurais.
Carlos Serra

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial