sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Situação crítica no centro do país: mais um linchamento na Beira

Com 28 anos, pai de um filho, foi esta madrugada primeiro morto e depois queimado na zona da Manga Mascarenhas, periferia da cidade da Beira (informação prestada por um jornalista da Rádio Moçambique sediado na Beira). A situação parece ter-se tornado crítica no centro do país. Recorde aqui, aqui, aqui e aqui.
Entretanto, o segundo seminário público da nossa unidade sobre linchamentos realiza-se na próxima quarta-feira, dia 14, Faculdade de Medicina, anfiteatro principal, às 16 horas, com a presença da investigadora brasileira Jacqueline Sinhoretto, que estudou linchamentos em São Paulo e chega amanhã a Maputo.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Mais um linchamento agora no Chimoio

De acordo com o "Diário de Moçambique" de hoje, um indivíduo ainda não identificado foi ontem espancado até à morte por moradores do bairro 4 da cidade de Chimoio - capital da província de Manica -, acusado de roubo, tendo morrido a caminho do hospital. O indivíduo foi suspeito de pertencer a uma gangue que roubava celulares e assaltava residências à noite (fonte digna de crédito por mensagem de celular a partir da Beira).
Recorde um texto preliminar sobre linchamentos escrito por dois colegas da equipa da Unidade de Diagnóstico Social (UDS) que dirijo.
Entretanto, o segundo seminário público da UDS sobre linchamentos realiza-se no dia 14 de Novembro na Faculdade de Medicina, anfiteatro principal, às 16 horas, com a presença da investigadora brasileira Jacqueline Sinhoretto, que chega sábado a Maputo.