segunda-feira, 26 de março de 2007

Reflexão sobre a tragédia de Malhazine - um texto de Marlene Germano

Leia, a propósito da tragédia decorrente das explosões no paiol de Malhazine, uma reflexão preliminar da nossa colega Marlene Germano. Um novo texto dela deverá surgir aqui eventualmente amanhã.

Carlos Serra

terça-feira, 13 de março de 2007

Soluções...

Surgiu um pouco na imprensa a notícia de que o nosso trabalho sobre linchamentos tinha por objectivo não apenas estudar o fenómeno, mas também solucioná-lo. Porém, efectivamente não falámos em soluções quando, em conferência de imprensa, o nosso director esteve com a Rádio Moçambique.
Leia aqui.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Violência social: realidade e categorização


Pensar a violência social é, também, necessariamente, pensar as categorias pelas quais a pensamos e categorizamos e, muitas vezes, a violentamos, permitam-me dizer assim as coisas. Por outras palavras, a violência é, muitas vezes, senão sempre, um produto da forma como a concebemos. É a esse propósito e a propósito da maneira como pensamos a violência em Moçambique, que me pareceu bom chamar-vos a atenção para uma admirável intervenção de Camille Goirand (Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Lille, em França), aqui em português, no contexto de um debate havido no Brasil em 2001:
"(....) O que eu gostaria de sublinhar é que, tanto na linguagem política, quanto no tratamento dado pela mídia à violência, de certa forma ele se constrói em um imaginário de conflito, conforme o mediador falou de guerra civil no discurso da violência, construído justamente em um imaginário de conflito, em um imaginário de guerra.Assim, encontramos, na mídia, um discurso combativo que participa, então, da construção desse conflito. Assim, na realidade, o conflito é ele mesmo ausente, não acontecendo verdadeiramente, não em sua totalidade, um conflito social. Parte, evidentemente, de um conflito político, já que, quando temos a violência, em geral nós nos remetemos à uma violência sem controle, que é constituída como conflito pelo discurso da mídia." - importe aqui o texto completo.
Carlos Serra

sábado, 10 de março de 2007

Linchamentos na periferia de Maputo




Pode importar e ler aqui uma versão melhorada de um trabalho que escrevi o ano passado sobre linchamentos nos bairros periféricos da cidade de Maputo.
Ser-me-ia grato se vocês a pudessem comentar e criticar.
Entretanto, uma pesquisa mais aprofundada prossegue ao nível da nossa Unidade de Diagnóstico Social do Centro de Estudos Africanos (CEA), sob minha direcção, enquanto ontem o director do CEA deu, juntamente com alguns investigadores da unidade, uma conferência de imprensa sobre o tema.

Carlos Serra

sexta-feira, 9 de março de 2007

Prossegue pesquisa sobre linchamentos


A equipa entrevista na próxima quarta-feira mais um conjunto de moradores dos bairros periféricos da cidade de Maputo, prosseguindo, assim, a pesquisa sobre linchamentos.

Tecnologias de informação


Importe e leia um texto da nossa colega Susana Maleane com o título "O uso de tecnologias da informação para comunicação de pesquisa por docentes/pesquisadores da UEM".